O Secretário da Casa Civil do Governo do Estado, Chagas Vieira, vem recebendo, diariamente, estímulo para concorrer a uma das duas vagas ao Senado em 2026. Sintonizado com o Governador Elmano de Freitas e com o Ministro da Educação, Camilo Santana, o secretário Chagas Vieira deu uma grande sacudida na administração estadual ao voltar, no mês de dezembro de 2024, para o comando da Casa Civil.
Chagas arregaçou as mangas, sentou com secretários e dirigentes de órgãos estaduais, pediu um relatório de obras programadas ou que estavam em licitações e, após conversar com o governador Elmano, caiu em campo para dar mais agilidade aos projetos e ações do Governo do Estado.
Os resultados das articulações e movimentações de Chagas Vieiras ficaram perceptíveis logo nos primeiros dois meses de 2025 com a mudança de imagem e da cara da administração estadual. Com desembaraço e agilidade na resolução das demandas, Chagas acabou caindo nas graças de prefeitos, deputados estaduais e lideranças municipais que passaram a defendê-lo como candidato ao Senado.
Estimulado, Chagas passou a admitir a pré-candidatura ao senado e, com apoio do Ministro Camilo Santana, do governador Elmano e do presidente Lula, pode formar a chapa da aliança liderada pelo PT nas eleições de 2026. Chagas não tem filiação partidária, mas já recebeu convite para ingressar no PSB.
Uma das vagas ao Senado, na aliança liderada pelo PT, deve ficar com o MDB e ser ocupada pelo deputado federal Eunício Oliveira. O presidente da Assembleia Legislativa, Romeu Aldigueri (PSB), assumiu a linha de frente do movimento para fortalecer o nome de Eunício ao Senado.