Seja bem vindo ao nosso site TV PADRE CICERO - tvpadrecicero.com.br.

TV PADRE CICERO
Brasil

Município assina acordo de cooperação para o porte funcional da Guarda em Juazeiro do Norte

O aval se deu após deferimento por parte da direção da Polícia Federal, em Brasília.

Publicada em 01/10/24 às 06:36h

por Redação


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Inicialmente, serão 40 Guardas Civis armados  (Foto: Divulgação)
A Secretaria de Segurança Pública, em Juazeiro do Norte, anunciou mais um importante passo quanto ao porte de arma funcional da Guarda Civil Metropolitana - GCM. O Acordo de Cooperação Técnica foi assinado pelo Superintendente da Polícia Federal (PF) no Ceará, delegado José Antonio Franco, e o prefeito Glêdson Bezerra. O aval se deu após deferimento por parte da direção da Polícia Federal, em Brasília.

Segundo o secretário de Segurança de Juazeiro, Cláudio Luz, o acordo prevê um prazo de dez anos, quando se encerra o processo de concessão do porte funcional de arma de fogo para a GCM juazeirense. Está sendo aguardada, agora, a publicação no Diário Oficial, oportunidade em que o município vai emitir documentos para a PF enviar os portes funcionais.

Inicialmente, serão 40 Guardas Civis aprovados nos cursos teórico e prático, prova de tiros e teste psicológico. O secretário adiantou que haverá nova turma com 20 participantes, que fará prova de tiros; e uma outra de nivelamento com 41 guardas que já iniciaram toda a jornada, a partir do curso teórico de 576 horas/aula.

Outro detalhe da legislação lembrado por Cláudio Luz é a disponibilização de dois agentes da Guarda para atuarem diretamente na Delegacia da Polícia Federal, trabalhando na inserção de informações no sistema da instituição. Como ele fez questão de ressaltar, o processo é contínuo e haverá reciclagens a cada ano para quem tem porte. O secretário observou também que as Guardas Civis Municipais, em todo o Brasil, estão ampliando o trabalho complementar junto às demais forças de segurança, como as polícias civil, militar e federal.

Em função disso, ele considerou inadmissível que os guardas civis se exponham na luta contra o crime, estando desarmados. Para ele, o porte é uma necessidade da segurança pessoal do agente e em favor da própria sociedade. Conforme acrescentou, a GCM em Juazeiro assume novo protagonismo e quem ganha é o cidadão.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Site TV PADRE CICERO
Nosso Whatsapp (88) 99409-8165
Copyright (c) 2024 - TV PADRE CICERO

Seja bem vindo ao nosso site TV PADRE CICERO - tvpadrecicero.com.br!

Converse conosco pelo Whatsapp!