Seja bem vindo ao nosso site TV PADRE CICERO - tvpadrecicero.com.br.

TV PADRE CICERO
Brasil

Em Juazeiro do Norte , cartaz e tema do Ciclo de Romarias 2024-2025 são apresentados pela Basílica Santuário

A Igreja nos chama para a missionariedade e não tem como olhar para o Nordeste sem lembrar também da contribuição do Padre Cícero

Publicada em 09/07/24 às 06:27h

por Ascom


Compartilhe
   

Link da Notícia:

A ideia é que o romeiro compreenda de maneira objetiva o sentido de todas as romarias  (Foto: Divulgação)

A Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte – CE, está com identidade visual definida para a celebração do Ciclo de Romarias 2024-2025. A arte ilustra as grandes peregrinações que serão vivenciadas entre julho e fevereiro. Já o tema geral é voltado para o apostolado do “Padim” em solo juazeirense com o enunciado: “Servo de Deus Padre Cícero Romão, o missionário do sertão”, que será utilizado por todos os santuários da Capital da Fé através de decisão tomada pela Pastoral de Romarias.

“A Igreja nos chama para a missionariedade e não tem como olhar para o Nordeste sem lembrar também da contribuição do Padre Cícero como missionário, aquele que acolhia e que tinha estratégia pastoral para cuidar do povo”, disse o reitor da Basílica, Padre Cícero José.

O cartaz em tons de azul é formado por três janelas. Na primeira delas é possível notar a presença dos três pés de Juá que marcam a história da cidade; as casas, sinal do desenvolvimento do município, e a imagem do Servo de Deus Padre Cícero Romão que permanece ajoelhado com os olhos fitos na representação de Nossa Senhora das Dores que está no arco central. 

Na janela do meio, acima da imagem da padroeira de Juazeiro do Norte, foi colocado o símbolo da Eucaristia, ápice da vida cristã, e a imagem dos anjos que simbolicamente coroam à Virgem Dolorosa. Também no centro foi desenhada à Casa da Mãe das Dores, lugar de acolhida aos peregrinos. 

Na terceira janela foi inserido o desenho de oito pessoas no Largo da Capela do Socorro, representando os juazeirenses e romeiros sendo iluminados pelos dons do Espírito Santo e pela noite estrelada que denota à Festa das Candeias. O Padre Cícero e os romeiros do lado direito do cartaz somam nove pessoas, representação figurativa de todos os estados nordestinos.

“Para chegar ao resultado final, o primeiro passo foi de pesquisas por referências de estudiosos da cidade de Juazeiro do Norte, Padre Cícero e do fenômeno das romarias, tornando o processo não individual, mas coletivo. A sequência é composta pelo entendimento do que é o tema do Ciclo de Romarias. Este ano, por exemplo, a arte precisava abarcar toda essa trajetória de missão do Padre Cícero que é continuada até hoje. 

A ideia é que o romeiro compreenda de maneira objetiva o sentido de todas as romarias que estão presentes no ano romeiro da cidade de Juazeiro do Norte”, explica Mateus Quintans, designer gráfico responsável pela criação da arte.  




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Site TV PADRE CICERO
Nosso Whatsapp (88) 99409-8165
Copyright (c) 2024 - TV PADRE CICERO

Seja bem vindo ao nosso site TV PADRE CICERO - tvpadrecicero.com.br!

Converse conosco pelo Whatsapp!