O Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo, em Barbalha, está enfrentando uma situação crítica em seu banco de leite materno, que registrou um baixo estoque neste mês de maio. A unidade depende de doações para alimentar os bebês internados nas duas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatais do hospital.
De acordo com a enfermeira Laurinda Garcia, o cenário atual é preocupante. “Cerca de 40 crianças estão internadas nos 20 leitos das UTIs neonatais. Para suprir a demanda diária, são necessários, em média, de 1,5 a 1,9 litros de leite materno”, explica.
A enfermeira destaca que cada bebê necessita de oito dietas diárias, o que aumenta a necessidade de um estoque robusto de leite materno. “O hospital atende bebês de diversas cidades circunvizinhas, então precisamos de uma quantidade significativa de leite para conseguir atender a todos adequadamente”, acrescenta Laurinda.
Saiba como doar
Laurinda explica que as doações podem ser realizadas no próprio banco de leite do hospital ou na residência da doadora. Para isso, o hospital fornece potes de vidro esterilizados com tampas plásticas para o armazenamento seguro do leite materno. “Esses vidros são entregues para que as mães possam realizar a ordenha em casa”, detalha.
As mulheres interessadas em contribuir podem se cadastrar pelo número (88) 98143-4339, que também é WhatsApp, ou comparecer presencialmente ao Hospital São Vicente.
A importância das doações
As doações de leite materno são vitais para a sobrevivência e desenvolvimento dos bebês internados nas UTIs neonatais. O leite materno é rico em nutrientes e anticorpos que são fundamentais para os recém-nascidos, principalmente para os que nasceram prematuros ou com problemas de saúde.