Mais de 341 mil cearenses beneficiários de planos de saúde vão ser impactados pelo reajuste de 9,63% aprovado nesta segunda-feira (12) pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O aumento foi definido em reunião de diretores da agência e terá validade de 1º de maio de 2023, com cobrança de retroativo, até 30 de abril de 2024.
O aumento aprovado pela ANS é válido para beneficiários de planos individuais e familiares. No Ceará, segundo dados da ANS, há 1,33 milhão de usuários de planos de saúde. Deste total, 341 mil são de pacotes individuais e familiares, portanto, estes vão ter o aumento de 9,63% na mensalidade.
Como o reajuste só foi aprovado em junho, os valores referentes a maio e junho serão cobrados retroativamente nas parcelas de julho e agosto.
Todos os anos, a diretoria da ANS aprova um limite para as empresas de saúde privada reajustarem suas mensalidades. Em 2022, a ANS anunciou o reajuste de planos de saúde em 15,5%, o maior da história. Antes, o maior registrado havia sido de 13,57% em 2016, segundo dados da agência.
Conforme a ANS, na hora de definir o valor do reajuste dos planos de saúde, é levada em conta a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a frequência de uso do plano de saúde pelos beneficiários e os custos dos serviços médicos e dos insumos, como remédios e equipamentos.