A Fundação Memorial Padre Cícero terá uma programação especial em alusão à Semana Nacional de Museus, que inicia nesta segunda-feira, 18, e irá até o dia 24. A partir da quarta-feira, 20, será aberta uma nova exposição em homenagem à Beata Maria de Araújo, junto com uma roda de conversa com os principais pesquisadores sobre a Beata. Serão realizadas também uma oficina de Paleografia sobre o estudo de escritas antigas, no dia 21, e duas rodas de conversas com outros museus do Cariri, na manhã do dia 22.
Em 2026, a Semana Nacional dos Museus tem como tema “Museus: unindo um mundo dividido”. A temática escolhida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), reflete sobre o papel dessas instituições como agentes ativos na construção de uma sociedade mais justa e democrática.
A programação completa da Semana Nacional dos Museus do Memorial Padre Cícero é a seguinte:
Quarta-feira - 20/05
Programação
9h - Abertura da Exposição em alusão à Beata Maria de Araújo;
9:15m - Acolhida: Profª. Teresa Siqueira;
10h - Roda de conversa sobre a Beata
Título: A voz que resistiu ao silêncio: Maria de Araújo em palavras
Participantes:
Dr. Antônio Renato Casimiro
Drå. Ercilia Braga Coimbra
Dra. Priscila Ribeiro
Dr. Roberto Viana
Drª. Maria do Carmo Forte (on line)
Quinta-feira - 21/05
9h30 - Oficina de Paleografia
Mediação: Prof. Paulo Cadena (UFCA)
Sexta-feira - 22/05
9h30 - Roda de conversa
“Museus na Contemporaneidade: desafios, práticas e conexões”
10h30 - Roda de conversa
“Museus e Comunidades: memórias vivas no território”.