A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores Regional (Fenabrave) Regional Ceará divulgou dados sobre a venda de veículos elétricos no Estado, nos quatro primeiros meses de 2026. Os números mostram aumento de 111,78 % em relação ao mesmo período de 2025. Neste ano, 3.399 unidades eletrificadas foram registradas de janeiro e abril, enquanto no ano passado, 1.605 unidades elétricas saíram das concessionárias.
Os veículos 100% elétricos foram os mais comercializados com alta 165,5%. Já os híbridos alcançaram 82,48% da preferência. Quando o recorte é no mês de abril, o mercado de eletrificados (automóveis e comerciais leves) teve um salto de 165,19% se comparado a abril de 2025.
Quando o assunto é motocicletas, embora o volume seja bem menor, o acumulado do ano mostrou alta de mais de 320% em relação a 2025.
O desempenho reforça que a eletrificação deixou de ser uma expectativa futura para se consolidar como uma realidade crescente no mercado automotivo cearense. É o que aponta Ana Furtado, diretora executiva Regional Fenabrave Regional Ceará. “A evolução dos veículos eletrificados no Ceará é resultado da maior oferta de modelos, da chegada de novas marcas, de condições comerciais mais competitivas e de um consumidor cada vez mais aberto à inovação, eficiência e sustentabilidade. Também percebemos um amadurecimento do mercado, com maior confiança na tecnologia e na mobilidade elétrica, o que tem impulsionado esse crescimento no estado”.